Quais são os documentos necessário para dar entrada no sinistro?
- DARELI SEGUROS
- 22 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
Cobertura de Seguro

Documentos solicitados em caso de sinistro
Cada seguradora possui um processo diferente que deve ser seguido à risca, uma vez que é com ela que o proprietário do veículo, e envolvido no sinistro seguro, tem acordo em contrato.
O mais indicado é que, assim que ocorrer o incidente, o segurado entre logo em contato com a sua seguradora, ou com seu corretor de seguros, para se informar sobre a situação e solicitar a relação de documentos exigidos pela empresa.
Entre essa relação de documentos exigidos, existem alguns que são comuns às todas as seguradoras de motos, carros e outros veículos. Ou seja, comuns entre as empresas: Itaú Seguros, Azul Seguros, MAPFRE, Porto Seguro, Suhai, Allianz Seguros auto, Sompo Seguros, seguro Santander e outras.
Lembrando que a lista a seguir é válida apenas para consulta, o ideal é que o segurado entre em contato com a sua seguradora para confirmar exatamente quais os documentos solicitados.
Veja a lista a seguir das cópias necessárias:
RG e CPF;
Comprovante de residência;
Carteira de habilitação;
Boletim de ocorrência;
Prontuário médico, caso tenha ocorrido atendimento médico;
Documento do carro do segurado;
Cópia do documento de compra e venda preenchido (com firma reconhecida – caso seja financiado, é necessário que dê baixa no financiamento);
Documento de porte obrigatório do veículo.
Carros leasing
Algumas seguradoras ainda costumam solicitar documentos mais específicos em casos de veículos financiados, ou adquiridos através de leasing, ou consórcio, estes documentos são:
Cópia da última parcela paga;
Baixa do gravame, este documento possui diferentes procedimentos que variam de acordo com o tipo de financiamento, para ser conseguido. Por isso, informe-se sobre a sua situação em específico;
Cópia do DUT – Documento Único de Transferência, em casos de perda total.
Além disso, alguns documentos podem variar de acordo com o tipo de sinistro.
Por isso, é fundamental que você solicite com exatidão a relação de documentos a ser apresentada e esteja sempre de olho na documentação necessária para dar entrada no sinistro seguro quando for preciso.
Por que é preciso apresentar tantos documentos à seguradora?
Os documentos solicitados pela seguradora em caso de sinistro são importantes porque comprovam que o motorista é realmente um segurado e que está em dia com todas as suas obrigatoriedades legais.
Sem essa comprovação as seguradoras não podem prosseguir com seus procedimentos padrões, dando abertura ao sinistro e providenciando os reparos ou indenizações necessárias.
Como agir em caso de sinistro seguro?
Se você ainda tem dúvidas em relação à maneira como agir em caso de sinistro, acompanhe a seguir e veja os passos mais indicados para agir em cada um dos sinistros mais comuns. Esses são basicamente iguais em todas as seguradoras, seja a Sompo Seguros, Itaú Seguros auto, Porto Seguro, Santander Seguros, seguro MAPFRE, Suhai seguradora, Azul Seguros, Allianz Seguros auto e outras:
Furto e roubo
Assim que sofrer um furto ou roubo, entre em contato com a sua seguradora informando-a sobre o ocorrido.
Não se esqueça de providenciar o boletim de ocorrência, o mais rápido possível, ele será solicitado pela seguradora para a análise do caso, junto com a polícia
Colisão
Após o ocorrido, entre em contato com a seguradora para que ela indique a oficina mais próxima a você, conveniada com a empresa para danos materiais, para levar seu carro.
Não se esqueça de verificar se você possui cobertura de assistência 24 horas, antes de entrar em contato com a seguradora e solicitar um guincho, por exemplo.
Incêndio
Mesmo que o estrago seja pequeno, será preciso que você comunique a seguradora para saber quais os documentos necessários.
A empresa de seguro, indicará uma oficina credenciada para realizar a vistoria, conforme discriminado em sua apólice de seguro, para então receber a indenização contratada.
Enchente
Se o seu carro ficou no meio de uma enchente e você decidiu acionar o seu seguro de carros, terá primeiro que entrar em contato com a seguradora para agendar uma vistoria.
Se sua cobertura incluir esse tipo de sinistro, seu carro será vistoriado em uma oficina indicada pela seguradora, conforme seu contrato.
Então, a seguradora irá liberar a indenização correspondente.
Esses são alguns dos sinistros mais comuns registrados nas empresas de seguros, como a Liberty Seguros, Porto Seguro seguradora, Azul Seguros, HDI Seguros, MAPFRE Seguros, Sompo Seguros, Tokio Marine seguradora, seguro Zurich, Ituran Seguros, Alfa seguradora, seguro Bradesco Seguros auto, BB seguros auto e outras.
Agora você já sabe como proceder em cada um deles, dar entrada no sinistro, além de conhecer aproximadamente quais são os documentos necessários, será muito mais fácil proceder com a abertura de um sinistro, não é mesmo?
E se a seguradora negar a indenização do seguro, o que faço?
Existem alguns fatores que fazem com que as seguradoras neguem a cobertura do sinistro ao dar entrada no sinistro. Mas, primeiramente é preciso que esteja descrito na apólice de seguro o que pode invalidar o seguro.
As situações mais comuns, em que as seguradoras de motos, carros e outros bens costumam negar a proteção, incluem:
O condutor mentir sobre alguma informação ao preencher o questionário;
Mudança de perfil no meio da vigência do contrato;
Empresar o carro para um condutor não habilitado;
Dirigir embriagado;
Sinistro intencional;
Entre outros.
Isso é bastante comum entre as seguradoras de seguro de carro, seguro para moto e outros veículos, seja a Porto Seguro, Azul Seguros, seguro MAPFRE, Sompo Seguros, Suhai seguradora, Itaú Seguros, Allianz Seguros auto, Santander Seguros e outras.
Então, caso a seguradora não esteja cumprindo o que está na apólice, você pode falar com o corretor, SUSEP ou seu advogado.
Agora você já sabe como dar entrada no sinistro. Na dúvida, fale com seu corretor de seguros!
Consigo receber a indenização do seguro auto com documentos vencidos?
A documentação atrasada não vai influenciar receber ou não a indenização do seguro veicular. Mas, por estar com os documentos vencidos, poderá encontrar empecilhos para que o pagamento da indenização seja liberado.
Portanto, o seu direito de ser ressarcido será atendido, mas o problema será a burocracia para conseguir receber esse pagamento. Isso é comum entre as seguradoras, seja a Porto Seguro seguradora, seguro Bradesco seguro auto, Azul Seguros, Liberty Seguros, HDI Seguros, MAPFRE Seguros, Sompo Seguros, Tokio Marine seguradora, seguro Zurich, Alfa seguradora, Ituran Seguros, BB seguros auto e outras.
Se tiver dúvidas sobre o seguro de carros, fale com o seu corretor.
Fonte: seguroauto.org
.png)



Comentários