Problemas na bateria do carro: a seguradora cobre?
- DARELI SEGUROS
- 27 de fev. de 2023
- 3 min de leitura

Dúvidas relacionadas ao Seguro Auto são muito comuns, uma vez que existem vários tipos de cobertura para veículos. Uma das questões que costumam surgir é se problemas na bateria do carro são cobertos pelo seguro. Se você tem essa dúvida, está no lugar certo! Preparamos uma matéria que vai ajudá-lo a entender como a seguradora pode ajudar nesses casos, mostrando também como identificar problemas na bateria do seu carro e muito mais. Acompanhe-nos.
Para quem pretende contratar um seguro, entender quais são os tipos de proteção disponíveis é fundamental, desde os planos básicos até os mais personalizados, de acordo com as suas necessidades em relação aos riscos e sinistros na rotina diária. Vamos ajudá-lo a entender melhor quais são as coberturas para seguro de veículo e se os problemas na bateria do carro estão entre elas. Confira!
Como identificar problemas na bateria do carro?
O que pode reduzir a durabilidade da bateria?
Quais sinais indicam problemas?
Como prolongar a duração da bateria?
1. Como identificar problemas na bateria do carro?
O primeiro passo para entender se os problemas na bateria do carro são considerados pelo Seguro Auto é saber identificar o dano na peça. A bateria funciona armazenando a energia que fará o carro andar, transformando a energia armazenada em eletricidade para dar a partida, alimentar o sistema do automóvel e fazer com que ele ande. É uma peça que pode durar de 2 a 5 anos, dependendo do uso do carro.
Para identificar problemas na bateria, preste atenção às seguintes situações:
2. O que pode reduzir a durabilidade da bateria? As principais situações que podem reduzir a vida útil da bateria são:
Exposição a temperaturas extremas: quando o carro fica exposto em ambientes muito quentes ou gelados, a bateria pode parar de funcionar;
Umidade do ar: assim como o clima, a umidade do ar afeta diretamente a vida útil das baterias;
Ociosidade do carro: quando você deixa seu veículo muito tempo parado, a bateria acaba perdendo energia;
Recursos ligados: muitas pessoas têm o hábito de ouvir o rádio do veículo enquanto ele está desligado, porém, isso acaba com a bateria. Do mesmo modo, outras acabam esquecendo de desligar as luzes e o rádio. Essas ações são prejudiciais para a bateria.
3. Quais sinais indicam problemas?
Demora para ligar o carro: se o motor demora a dar partida ou não liga, pode ser um sinal de que a bateria está com carga baixa;
Luzes do painel acesas: se as luzes do painel, como a luz de verificação do motor ou a luz da bateria, permanecem acesas após a partida do carro, pode ser um indicativo de problemas elétricos ou na bateria;
Faróis e lanternas fracas: se as luzes do carro, como os faróis e as lanternas, estão fracas ou oscilando, pode ser um sinal de que a bateria está com problemas ou com carga baixa;
Cheiro de queimado: se você sentir um cheiro forte e desagradável dentro do carro, pode ser um sinal de que a bateria está superaquecida ou com problemas químicos;
Bateria descarregando com frequência: se a bateria do carro descarrega com frequência, mesmo que você tenha tomado os cuidados necessários, pode ser um sinal de que ela precisa ser substituída.
4. Como prolongar a duração da bateria?
Evite deixar os faróis, rádio ou outros acessórios elétricos ligados enquanto o carro estiver desligado.
Verifique regularmente o sistema elétrico do seu carro para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e sem problemas.
Evite usar o ar-condicionado ou aquecedor desnecessariamente, pois isso pode colocar uma carga extra na bateria do seu carro.
Não deixe o carro estacionado por longos períodos de tempo sem usá-lo, pois isso pode descarregar a bateria.
Desligue todos os acessórios elétricos antes de desligar o carro.
Evite usar o sistema de som ou outros acessórios elétricos enquanto o carro estiver ligado, especialmente em marcha lenta, pois isso pode colocar uma carga adicional na bateria.
Certifique-se de que a bateria esteja sempre limpa e livre de corrosão.
Gostou do conteúdo? Clique aqui para saber mais.
.png)



Comentários