IPVA SP 2024: confira valor, descontos e calendário de pagamento
- DARELI SEGUROS
- 14 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Cota única reduz em 3% o preço do imposto obrigatório para automóveis

Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Brasil. No Estado de São Paulo, o calendário de pagamento 2024 e todas as informações sobre o imposto já foram divulgadas.
A alíquota do IPVA se mantém em 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas e similares, além de caminhonetes de cabine simples, micro-ônibus e ônibus em São Paulo. Por outro lado, caminhões terão que pagar 1,5% de imposto, enquanto a taxa é de 1% para veículos de locadoras.
Os contribuintes podem pagar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3%. Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto.
Quem preferir pode ainda parcelar o tributo em até cinco vezes nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço.
Alíquota do IPVA por estado
Assim como em 2023, o Estado manterá a possibilidade de quitação em cinco parcelas sem desconto. Os prazos para o pagamento da parcela única ou da primeira cota foram fixados entre 17 e 23 de janeiro de 2024, a depender do número final da placa do veículo.
Vencimentos do IPVA 2024 começam em 11 de janeiro em SP; confira o calendário completo
Já está disponível para proprietários de veículos licenciados o calendário de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) exercício 2024 – IPVA 2024 do estado de São Paulo. Segundo a agenda informada pelo governo estadual, a primeira parcela ou cota única das placas com final número 1 tem vencimento em 11 janeiro de 2024.
Janeiro, que dá direito de 3% de desconto, pagar integralmente em fevereiro, sem desconto, ou parcelar o imposto em até cinco vezes (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo.
Os donos de veículos deverão observar o calendário de vencimento relacionando o número final da placa do seu veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
Também é possível realizar o recolhimento do tributo por meio da internet ou débito agendado, que pode ser realizado em canais de autoatendimento e pela instituição bancária. Casas lotéricas e empresas credenciadas pela Secretaria Da Fazenda e Planejamento do Governo de São Paulo também estão autorizadas a receber os pagamentos. Nestes casos, há a possibilidade de pagamento com cartão de crédito.
Por fim, o IPVA 2024 paulista também pode ser pago via PIX, realizando o recolhimento por meio de QR Code fornecido pelos bancos. Antes, contudo, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar seus dados e o do veículo, para então gerar o QR Code. Por sua vez, o código tem validade de 15 minutos. Ou seja, o contribuinte deve realizar a transação dentro deste prazo ou o QR Code perderá a validade.
Caminhões
Veículos pesados como caminhões e ônibus têm prazos diferenciados: para o pagamento integral do imposto em janeiro é concedido desconto de 3%; para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
A tabela de valores venais, modelos e versões de veículos, ainda deverá ser publicada pela Sefaz-SP nos próximos dias.
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo IPVAs atrasados, taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito
.png)





Comentários