Como escolher o capacete ideal
- DARELI SEGUROS
- 18 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Publicado 18/11/2022

Projetado para absorver impacto e garantir a integridade da cabeça do condutor, o capacete é item obrigatório para os motociclistas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1997. Portanto, informação e atenção são essenciais na hora de comprar um equipamento de qualidade e que atenda às necessidades da sua rotina.
O motociclista que utiliza a moto como meio de transporte todos os dias para trabalhar e o que pilota somente aos finais de semana para passear certamente terão exigências diferentes para chamar um capacete de seu.
Sabendo disso, confira alguns requisitos importantes para saber como escolher o capacete ideal:
Tamanho
Invista em um modelo mais justo, mas que não aperte a testa ou a parte superior da cabeça. Isso porque o equipamento tende a se adaptar ao rosto do motociclista conforme o uso. Outra dica é verificar se a narigueira está exatamente na altura do seu nariz. E para saber qual tamanho pedir na loja, preferencialmente física para ter a oportunidade de experimentar, é só medir a circunferência da sua cabeça na altura da testa. A medida é o número de capacete que você deve buscar.
Segurança
Busque por um capacete com certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para garantir padrões mínimos de proteção e de acordo com a legislação brasileira. Também é recomendado que a viseira tenha pelo menos 2 milímetros de espessura para mais segurança na altura dos olhos. Vale lembrar também que capacetes fechados oferecem mais proteção que os abertos no queixo.
Forro
Um diferencial são os forros removíveis, que você conseguirá lavar facilmente e sem danificar o capacete. Além disso, ao provar o equipamento, repare se o tecido pinica ou se esquenta muito. É bom que ele seja confortável.
Ventilação
Para manter o interior do capacete arejado e evitar que a viseira embace, é muito importante que haja sistema de ventilação. De preferência, com formas arredondadas para diminuir o ruído que vem de fora.
Óculos
Note se o capacete permite que você utilize seus óculos de grau ou de sol confortavelmente.
Substituição
É indicado pelos fabricantes a troca do equipamento após três anos de uso e cinco anos da data de fabricação. Depois desses prazos, o poder de absorção de impacto é comprometido pelo desgaste natural dos materiais.
Garantia
Outro item a ser analisado durante a pesquisa pelo capacete adequado é o tempo de garantia oferecido pelo fabricante. E mais um tipo de garantia que você pode contar é ter um seguro com cobertura para equipamentos de proteção, como o HDI MOTO, que substitui todos os objetos de segurança, como capacete, jaqueta, bota e luva, em caso de sinistro.
Conhece um amigo motociclista que está em busca do capacete perfeito? Mande essa matéria para ele!
.png)



Comentários