Afinal, extintor de incêndio no carro ainda pode render multa?
- DARELI SEGUROS
- 20 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

Hoje vamos falar sobre a obrigatoriedade do extintor de incêndio no carro. Desde 2019, o uso do equipamento deixou de ser obrigatório em todo o Brasil, conforme a resolução 778 do Contran. No entanto, é importante lembrar que em alguns estados e municípios ainda há leis locais que exigem a presença do extintor no carro, e a falta do equipamento pode resultar em multa.
Debates sobre a eficácia do extintor no combate a incêndios em carros ainda são frequentes, e há opiniões divergentes entre especialistas sobre a real utilidade do equipamento. Apesar disso, é sempre importante estar preparado e ter o extintor à mão caso haja alguma emergência.
Extintor de incêndio é facultativo desde 2015
A Resolução 919/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que revogou a Resolução original (556/2015) que tornou facultativo o uso do extinto de incêndio nos carros, é o documento que regula esse tema.
Essa Resolução estabelece no seu Artigo 7º que “as autoridades de trânsito ou seus agentes devem fiscalizar os extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório”, acrescentando os itens que devem ser verificados.
Os veículos em que o equipamentos ainda é obrigatório são caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.
Por fim, é importante destacar que o extintor de incêndio é apenas um dos itens de segurança que devem estar presentes em um carro. Manter o veículo em bom estado, respeitar as leis de trânsito e conduzir de forma responsável são outras medidas essenciais para garantir a segurança no trânsito.
Procurando um seguro para seu carro?
.png)



Comentários